sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Horóscopo

De regresso a casa, após uns dias de ausência, sento-me distraidamente no sofá a separar o correio até encontrar este texto, supostamente a previsão para os dias que se seguem:

Peixes
A vida muda e o que perdura é esse equilíbrio precário e infinito entre o que nasce e o que morre. Dias de intensidade, fertilidade e impulsos em direcção à vida. Mudança interior, que extravasará depois.

Vamos lá ver o que isto quer dizer…

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O barulho da carroça

[Recebi por e-mail. Não podia ser mais oportuno...]

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a dar um passeio no bosque. Ele se deteve numa clareira e depois de um pequeno silêncio me perguntou:
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?
Apurei os ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
- Isso mesmo, disse meu pai, é uma carroça vazia...
Perguntei ao meu pai:
- Como pode saber que a carroça está vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu meu pai, é muito fácil saber que uma carroça está vazia por causa do barulho. Quanto mais vazia a carroça maior é o barulho que faz!

Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, gritando (no sentido de intimidar), tratando o próximo com grossura inoportuna, prepotência, interrompendo a conversa de todo mundo e querendo demonstrar que é a dona da razão e da verdade absoluta, tenho a impressão de ouvir o meu pai dizendo:
... Quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz!

sábado, 18 de outubro de 2008

Pedro e o lobo

Hoje deixo-vos com a história de Pedro e o lobo, de Prokofiev, uma das favoritas do A.
Conhece-a através de uma versão animada. Não a da Disney, mas uma outra, que comprei havia ele completado 2 anos há pouco tempo. Desde a primeira vez que a viu que se mostrou fascinado pelas personagens e pela música, e durante bastante tempo foi mesmo o único filme que via na totalidade. Hoje já nem precisa de ver as imagens para nos contar a história. Basta que ouça o som da flauta ou do clarinete para dizer: "Estás a ouvir?!? Este é o passarinho! E este o gato!"

Amanhã o A. faz 4 anos. Já vê outros filmes, ouve outras músicas e conhece outras histórias, mas o "DVD do Pedro" continua entre os que mais gosta.

sábado, 11 de outubro de 2008

Mulheres de Guerra

ou se quiserem Les Femmes de L'Ombre no original. Esta é a minha sugestão cinematográfica para este fim-de-semana.
Não se deixem intimidar pelo facto de o filme ser francês (isto para aqueles que têm alguma dificuldade em lidar com o cinema gaulês ou com a língua de Molière) e vão ver Sophie Marceau, Julie Depardieu e Marie Gillain, entre outros, a dar corpo a uma merecida homenagem às mulheres que durante a 2ª Guerra lutaram pela libertação da França.
Depois voltem e digam-me o que acharam.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Viver a vida

Somos tantas vezes pressionados pelo socialmente correcto, por aquilo que os outros esperam de nós, que nos esquecemos da nossa identidade, de viver a vida como ela é e não como alguém espera que o façamos. É certo que, nos tempos que correm, mostrarmos o nosso verdadeiro "eu" pode ser um risco e que há por aí muito boa gente, sem qualquer tipo de escrúpulos, que se aproveita das nossas fraquezas para nos transformar a vida num inferno. Mas será que vale a pena fingir e manter uma fachada que apenas nos afasta de nós próprios e nos consome uma enorme quantidade de energia? É bem capaz de não...
Aproveitem e comecem já este fim-de-semana! Life is real :)


segunda-feira, 6 de outubro de 2008

I don't like Mondays

É uma razão tão válida como outra qualquer...
Tudo porque hoje, depois de ter de dizer a uma funcionária que as minhas funções não são substituí-la no que não lhe apetece fazer e de, pela segunda semana consecutiva, ter tido de "improvisar" o desenvolvimento de actividades planeadas há mais de um mês por causa da lentidão de resposta das nossas instituições, ainda me pediram um parecer favorável para algo a que só me apetece responder negativamente!

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Estranheza

Hoje comemora-se o Dia Mundial da Música e o Google não faz nenhuma alusão ao facto...