domingo, 20 de julho de 2008

Mais uma grande noite com uma magnífica voz

© mcg (Passeio Marítimo de Algés, Lx (PT), 19 Jul. 2008)

Foi há cerca de 2 meses, e a propósito deste post, que se decidiu que no dia 19 de Julho, à noite, estaríamos (eu e um grupo de amigos) no Passeio Marítimo de Algés para ouvir aquele que, então, alguém apelidou de "voz de cama" – Leonard Cohen.

Revelando-se dono de uma pontualidade britânica e de uma vitalidade assombrosa – afinal, o Senhor tem 73 anos! -, Cohen subiu ao palco às 21,00 horas e durante quase 3 horas encantou os vários milhares de pessoas que o escolheram entre tantas outras opções – Lou Reed, Festival Delta Tejo…
Confesso que o facto de o concerto ser ao ar livre me levantava algumas reservas, pois via o som do canadiano do chapéu como algo mais apropriado para um espaço mais intimista como um Coliseu... Contudo, tenho de dar a mão à palmatória e reconhecer que a excelente qualidade do som e a brilhante execução de músicos e cantores desfizeram qualquer dúvida. A juntar a isto, a lua cheia e uma temperatura bastante amena tornaram o cenário quase perfeito para o turbilhão de emoções que o poeta-escritor-compositor-cantor despertou nos que lá estavam. (Um relvado em vez do asfalto teria sido, no meu ponto de vista, bastante mais interessante e adequado…)

Há quem diga que, muito provavelmente, esta foi a última oportunidade de ver Leonard Cohen ao vivo em Portugal. Se tal for verdade, então posso sentir-me uma felizarda por ter estado presente!!!
Para terminar, e parafraseando o próprio artista, apenas tenho a dizer: Thank you for this memorable evening!




7 comentários:

Viajante disse...

Foi um concerto histórico, dos melhores dos melhores. Pena não ter tido uma sala, ele merecia.

bj

MCG disse...

Merecia ele e nós também ;)

Tem uma boa semana!

Rosa Negra disse...

Pena não ter sido numa sala (se já assim o som foi de uma qualidade irreprovável, num ambiente fechado, com a acústica certa, não consigo imaginar) e pena não termos ouvido o Dance me (única falha a apontar, começar com aquela música, pelo menos podia ter repetido no fim :( ).
De resto, foi um concerto para recordar e uma noite para não esquecer.
A nossa conversa ficou-me gravada, frases que voltam de vez em quando e me fazem olhar para mim mesma, verdades adormecidas que se calhar preciso de acordar. Obrigado :))

R. disse...

Eu ainda continuo com o sonho a massajar-me o peito :)

Que maravilha.So long,Leonard!

MCG disse...

Pois é Rosa, da próxima não podemos permitir que a gula se sobreponham às obrigações :P
Temos de voltar à conversa um destes dias...

MCG disse...

Vertigo
Bem-Vinda
Pois ainda me sinto a planar ao som daquela voz...

S. disse...

De facto, vai ser dificil esquecer, mas é a minha enorme vontade de querer guardar todos os momentos, que me faz temer as lacunas na memória...

Concordo com tudo! após a euforia inicial de saber que ia ouvir a "voz de cama", a desilusão por saber ser ao ar livre...queria um Coliseu, uma Aula Magna (o que eu queria mesmo era a sala cá de casa)...mas fiquei rendida, foi tudo tão perfeito...
o céu deve ser assim: altifalantes com esta voz, a tocar no mais fundo que há em nós :)
Obrigada pela partilha de uma noite perfeita*